Ao navegar neste site, https://saudeemfoco.org você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Ministério da Saúde: Controle de Endemias divulga calendário de levantamentos de infestação pelo Aedes aegypti.
Ministério da Saúde: Controle de Endemias divulga calendário de levantamentos de infestação pelo Aedes aegypti.
Como divulgado anualmente pelo Ministerio da Saúde (MS), as cidades infestadas pelo mosquito Aedes aegypti, com mais de 2 mil imóveis, devem fazer, entre outras ações, o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Já Municípios afetados que têm menos de 2 mil imóveis são obrigados a realizar o Levantamento de Índice Amostral (LIA), conforme regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A pasta propõe um calendário com quatro períodos para os levantamentos:
- 1º LIRAa/LIA: de 06/01/2020 até 25/01/2020
- 2º LIRAa/LIA: de 30/03/2020 até 18/04/2020
- 3º LIRAa/LIA: de 06/06/2020 até 25/06/2020
- 4º LIRAa/LIA: de 05/10/2020 até 24/10/2020
A Saúde em Foco.org orienta os gestores municipais a seguirem o calendário proposto pelo Ministério e, principalmente, a manterem as doenças endêmicas sob controle. A socialização dos resultados é uma importante ferramenta em todas as áreas da saúde, pois uma das estratégias para o combate das endemias transmitidas pelo Aedes aegypt é a divulgação e o entendimento da população sobre a importância de participar no enfrentamento desse grave problema de saúde pública.
Municípios que estejam em situação de epidemia de dengue não devem fazer o levantamento nesse período, pois as ações emergenciais — como eliminação de focos, tratamentos espaciais e residuais e ações de eliminação/proteção de criadouro — são prioritárias. O entendimento, reforçado pela área técnica de saúde da Confederação, é que ações do LIRAa/LIA durante a condição de epidemia pode sofrer influência direta das medidas de controle, não refletindo a realidade da infestação no local.
O LIRAa/LIA é considerado, no Brasil, a estratégia mais eficaz na coleta de dados fundamentais para o controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. As informações elaboradas a partir dos dados do levantamento subsidiam os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e equipes técnicas na tomada de decisão e orientam o planejamento e o cronograma das atividades de mobilização social, além de auxiliar ações de educação em saúde.
Para ter acesso a metodologia a ser aplicada no LIRAa, o gestor pode acessar o manual Levantamento Rápido de Ííndices para Aedes aegypti – LIRAa – para Vigilância Entomológica do Aedes aegypti no Brasil