Ao navegar neste site, https://saudeemfoco.org você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Governo anuncia médico como novo secretário de Saúde de RR
Allan Quadros Garcês ocupa atualmente cargo de diretor executivo no Mistério da Saúde. Ele será o quarto secretário de Saúde em um ano de gestão de Antonio Denarium (PSL).
O governador Antonio Denarium (PSL) anunciou nesta quinta-feira (2) que o médico Allan Quadros Garcês vai ocupar o cargo de secretário de Saúde de Roraima. Ele assume a vaga no lugar da advogada Cecília Smith Lorezom, exonerada na semana passada em meio à greve de servidores da enfermagem.
A Secretaria de Comunicação do governo informou que Garcês será apresentado em coletiva à imprensa nesta sexta (3), no Palácio Senador Hélio Campos. Ele será o quarto secretário a assumir a pasta em um ano do governo Denarium.
Formado em medicina pela Universidade Federal do Pará (1992), o novo secretário possui especializações em ortopedia, traumatologia e pediatria. Além disso, foi professor nas universidades federais do Pará e Roraima, e atualmente leciona na federal do Maranhão.
Em uma rede social, o médico se identifica como "político ativista de direita conservadora" e presta apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em posts com fotos e vídeos.
O médico ocupa, ainda, o cargo de diretor executivo do departamento de articulação interfederativa, órgão do Ministério da Saúde que lida com secretários, governadores e prefeitos de todo o país.
Outros secretários na Saúde
Antes de Garcês, a advogada Cecília Lorezom era a secretária. Ela ficou no cargo durante seis meses, quando substituiu o coronel do exército Antônio Élcio Franco Filho.
O primeiro titular da pasta, o médico Ailton Wanderley foi o primeiro secretário na gestão de Denarium. Ele pediu demissão e, na época, denunciou que existe corrupção sistêmica na Saúde e esquemas para o favorecimento envolvendo políticos, empresas e até mesmo servidores da própria secretaria.
As declarações de Ailton Wanderley resultaram em uma Comissão de Investigação Parlamentar que apura irregularidades na Sesau. O próprio ex-secretário já foi ouvido pela comissão e cópias de documentos referentes a contratos da pasta foram recolhidos pelos deputados.